Loja Online Agendar

Finalizações para Crespas e Cacheadas: 10 técnicas e combinações para você testar

Postado em: 5/04/2024

Mulher negra sorrindo ao tocar em seu cabelo crespo após testar as finalizações.

Com tantas possíveis finalizações para crespas e cacheadas, é natural que ainda existam muitas dúvidas sobre como deixar os fios do jeito que a gente gosta. Pensando nisso, esse blog está recheado de técnicas para você testar e encontrar uma para chamar de sua. Vamos explicar detalhadamente cada uma delas e de quebra, com ajuda da Daianne Oliveira, cabeleireira e coordenadora do Centro de Desenvolvimento Técnico do Beleza Natural, indicaremos qual produto casa bem com elas. Vem com a gente e confere!

O QUE VEM ANTES?

Espere aí belezete! Antes de começarmos existem algumas dúvidas que precisaremos esclarecer:

 

 Agora assim, partiu finalizar!

 

Mulher negra sorrindo ao tocar em seus fios cacheados após testar a finalização do Beleza.

FINALIZAÇÃO BELEZA

Vamos começar com uma clássica em nossos Institutos! Criada pela nossa expert Zica Assis esta finalização não deixas os fios marcados, além de ser beeeem prática por distribuir o pentear nos fios igualmente, ou seja, tudo que você precisa! Confere só esse passo a passo:

 

Curtiu? Então confere só esse passo a passo realizado na própria diva, Zica:

 

 

Garota sorrindo ao notar a definição do seu cabelo cacheado após a finalização.

FITAGEM

Para modelar e reduzir o frizz, a fitagem é um estilo de finalização voltado para quem gosta de super definição. Seu passo a passo é simples assim como os demais, porém demanda mais tempo para ser realizado. Confere só:

 

Lembrando que essa técnica pode ser usada para qualquer curvatura e o melhor é que também é feita nos nossos Institutos! Olha esse vídeo da nossa 2ª finalização sendo realizada lá:

 

 

 

Mulher negra sorrindo e tocando de leve seus fios crespos após a finalização.

FINALIZAÇÃO INVERTIDA

Essa é para quem curte fios mais soltos e com volume – isso não significa que a definição não existirá, viu! 😉 – afinal, o seu segredo é que ao finalizá-lo seus fios serão colocados para frente, ao invés do modo tradicional, com a cabeça erguida. Isso possibilita ao cabelo menos repartições e mais movimento. Confere só o passo a passo:

 

 

 

Mulher negra sorrindo ao observar seus fios cacheados com resultado da finalização.

RAKE AND SHAKE

A técnica rake and shake, – ou “esticar e balançar” em português – é uma febre entre as gringas que manteve seu sucesso aqui no Brasil. Isso porque se trata de um jeito inusitado, mas super funcional de finalizar os fios. Parece loucura, mas a diferença dela para a fitagem é agitar os fios ao invés de seguir para a etapa da escova, proporcionando uma definição mais solta. Bora entender melhor?

 

Quem testou e aprovou essa finalização foi a nossa embaixadora @carolsalesn, ela utilizou o nosso queridinhos bn.CACHOS Intensos e a definição foi absurda! Confere só:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beleza Natural (@institutobelezanatural)

 

 

Mulher negra sorrindo ao visualizar seu resultado da finalização.

TESOURINHA

Essa é indicada para uma definição intensa, volume reduzido e frizz controlado, principalmente para aqueles fios com curvas mais abertas, como os ondulados. Também exige mais tempo assim como a fitagem, mas ambas têm técnicas diferentes. Confere só belezete:

 

 

 

Mulher crespa sorrindo e colocando as mãos ao rosto feliz pela sua finalização.

PLOPPING

Essa é perfeita para quem quer conseguir definição em menos tempo. Já que no Plopping com uma simples camiseta de algodão você consegue finalizar e secar os cabelos ao mesmo tempo, babado, né? O truque é jogar o cabelo para frente e em seguida enrolá-lo na camisa de algodão. Confira o passo a passo bem explicado com a nossa especialista Daianne Oliveira:

 

Especialista Daianne Oliveira.

“O plopping se torna mais eficaz que uma toalha pois evita danos capilares. Quando você enrola e tenta torcer suas madeixas, pode esticar em excesso a estrutura capilar, ação que ocasiona no frizz e em fios mais esticados.

Já esta técnica mantém seus cabelos molhados compactos e bem presos, como uma sanfona, no topo da cabeça, para que a raiz permaneça com o volume natural e seu resultado não se desfaça após a finalização. O melhor é que essa técnica é pensada tanto para as cacheadas e onduladas como para as crespas! Porém, o fator encolhimento que ela promove é bem significativo, o que pode não agradar algumas pessoas. ” – Disse Daianne.

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

“Para fitagem, finalização invertida, rake and shake, tesourinha e plopping as texturas de finalizadores como creme, gel, seiva e gelatina funcionam muito bem. Aqui temos uma diversidade de opções a explorar, por isso uma dica é conferir a nossa aba de finalizadores e selecionar aquele seu queridinho! – Explicou a especialista.

 

 

Mulher negra tocando uma mecha dos seus fios crespos para observar o resultado da finalização.

L.O.C

É uma sigla para Líquido + Óleo + Creme. A técnica, além de proporcionar muita definição, ajuda muito a tratar fios com alta porosidade e, consequentemente, proporciona muitos days afters.  Gostou? Então, vem ver como aplicar:

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

 

 

Mulher negra tocando uma mecha dos seus fios crespos para observar o resultado da finalização.

C.O.G

Assim como na finalização anterior, essa também tem uma sigla: Creme + Óleo + Gel. É uma ótima opção para os cabelos ficarem mais macios e reduzir a tendência a ressecamento. Se você é ondulada, só fique atenta quanto a quantidade de óleo. Pois como a sua curvatura é mais aberta, sua distribuição de oleosidade natural consegue alcançar todo comprimento do fio, então pode ser que a necessidade de óleos seja menor que um fio cacheado ou crespo.

Antes de começar o passo a passo, também precisamos falar desta misturinha, pois ela tem a possibilidade de variar de acordo com a necessidade dos seus fios. Confere essa resposta da nossa expert:

 

“O finalizador que proporcionar um resultado de acordo com o seu gosto deve estar em maior quantidade que os demais, “Como assim Dai?”

Um exemplo é se você for cacheada. Uma curvatura mais aberta como o 3B pode preferir o creme a gelatina para maior maleabilidade. Neste caso você usará as colheres de creme que está acostumada e para a gelatina usará metade desta quantia. Se usa 4 colheres de creme, usarei 2 de gelatina; se uso 2 de creme, 1 colher e meia de gelatina e por aí vai;

Já com os fios crespos, a gelatina trará uma super definição e days afters prolongados. Aqui a técnica é a mesma. Mais gelatina e metade de creme. ” – Explicou Daiane Oliveira.

 

Vamos de passo a passo?

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

 

 

Mulher negra feliz ao tocando de leve seus fios crespos após a finalização.

BLOW OUT

Essa técnica é direcionada para quem prioriza o volume e a redução do fator encolhimento. Diferente das outras técnicas, necessita de um secador para obter o resultado desejado e ainda é uma excelente opção para os fios crespos, mas também pode funcionar para outras curvaturas.

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

 

 

Mulher negra sorrindo e tocando um cacho ao visualizar seu resultado da finalização.

TWIST

Essa é uma finalização incrível para trazer a sua curvatura um visual diferente! Indicada também para quem está no processo de transição capilar, os twists parecem um pouquinho com o nosso processo de texturização, mas nesta técnica o resultado é totalmente único. Confira como fazer:

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

 

 

Mulher sorrindo ao visualizar seu resultado da finalização.

DEDOLISS

Por último, a técnica queridinha para aquelas que buscam definição extrema e zero frizz, uma vez que ela garante o efeito de babyliss em todo comprimento. Veja o passo a passo a seguir:

 

 

DICA DE PRODUTINHOS

 

Lembrando que essas finalizações podem ser usadas para qualquer curvatura ou textura dos fios, sejam cacheados, crespos ou ondulados. Usem muitoooo!

 

 

 

 

últimos posts do blog

Guia do Volumão: Como Dar volume aos cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Penteados para Fim de Ano: Se inspire para fazer nos seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Cuidados Pós Praia e Piscina: Descubra como proteger seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Papos de Beleza: “Como vou ser triste em 2024 se…”
Ler mais
Guia da Definição: Como cuidar e definir seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Cuidados Pós Coloração: Como manter as curvaturas saudáveis?
Ler mais