Todas nós cacheadas e crespas já passamos por um momento de cabelos porosos e com frizz. No entanto, quando esses sinais se prolongam é necessário um cuidado intensivo e o tratamento de umectação capilar pode ser uma ótima alternativa!
Geralmente, o principal motivo do ressecamento é a perda de nutrientes. Para recuperá-los, um cronograma capilar e hidratação podem até ajudar, maaas neste blog falamos diretamente para você, que precisa recuperar o brilho e a força dos fios.
Se quiser saber mais ou caiu de paraquedas por aqui, vem com a gente entender como esse tratamento ajuda tanto quem tem as curvaturas 3abc e 4abc.
O QUE É A UMECTAÇÃO?
Basicamente, ela cumpre o papel de uma das 3 etapas do cronograma capilar, a nutrição! Nela, como o próprio nome já diz, conseguimos recuperar nutrientes perdidos devido a fatores externos como poluição e serviços químicos.
A principal diferença de umectar para outros tipos de tratamentos é o uso de óleos 100% vegetais desenvolvidos para uso capilar. Por ser um componente bastante maleável, hidratante e prático, o céu é o limite! Existem tantas opções legais adaptadas que até famosinhos como oliva e argan podem fazer parte da sua rotina.
Mas agora, falando da multiplicidade dos 3abc e 4abc, trouxemos a especialista em cachos e crespo Zica Assis para revelar como todos os benefícios desse tratamento que mora no nosso coração.
BENEFÍCIOS
Em primeiro lugar, vamos lembrar que todo cabelo possui sua oleosidade natural e em alguns casos a mesma é distribuída igualmente da raiz ao comprimento e por fim, as pontas. Entretanto, por natureza, este óleo dos nossos fios não age da mesma forma que nos fios lisos, por exemplo. Confere só a explicação da Zica:
“Os cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados por conta da curvatura dos fios. Ela não permite que a oleosidade do próprio cabelo percorra por todo comprimento e pontas.
Por este motivo a umectação é um cuidado perfeito para se incluir na rotina de tratamentos, porque devolve a oleosidade para os cabelos, mantendo-os mais nutridos, fortes e saudáveis. ” – explicou a fundadora do Beleza Natural.
Seguindo essa lógica, quanto mais curva a estrutura – ou seja, um 4abc – maior a dificuldade da distribuição dessa oleosidade, ocasionando em fragilidade e opacidade.
Por isso nossa estrutura necessita de atenção dobrada, principalmente quando usamos química ou tintura! Que tendem a retirar a oleosidade natural do cabelo.
Uma dica muito boa belezete, é dias antes destes procedimentos investir em uma boa umectação para deixar o seu cabelo blindado e com pouquíssimo frizz.
As gatas na transição, também podem usar muito para dar vida e força as pontinhas e fios com resquícios de progressiva.
UMECTAÇÃO X HIDRATAÇÃO
Antes de papear sobre os óleos, temos que estabelecer a diferença entre umectar e hidratar.
Quando você faz a última, a ideia é dar água para a fibra capilar que está muito seca, o que até ajuda a reduzir um pouco do frizz e dar uma aparência mais saudável às suas madeixas, mas não resolve totalmente se o caso for carência em nutrientes!
O processo de hidratação também tem sua importância para a rotina viu! Por isso, se você quiser saber mais sobre esse tratamento, dar uma olhadinha nos 4 passos para hidratar seu cabelo pode ajudar bastante.
Agora, quando falamos de umectação, sua nutrição pode aparentar um único benefício, mas a verdade é que obtemos muitas vantagens como consequência! Vem ver:
Fortalecimento do cabelo: Age de forma intensa na estrutura capilar trazendo mais saúde e força. Assim, você evita a queda excessiva e as pontas duplas.
Crescimento: Outra coisa que acontece quando o cabelo está mais saudável é o crescimento acelerado. Fazê-la umectação pode dar um up no projeto cabelão!
Durabilidade: Também é responsável por fazer a boa aparência dos fios durar mais tempo. Já que a aplicação sela as cutículas das mechas, ativando a hidratação e a nutrição por um período maior.
Percebeu como este tratamento pode dar um up na saúde do seu cabelo? Legal! Então bora conferir qual é o melhor óleo para você!
QUAL ÓLEO VEGETAL USAR?
Bom, como a gente já lhe contou lá no início do texto, a base da umectação são os óleos. Porém, para que o processo funcione direitinho, não serve qualquer óleo, ok? Tem que ser um óleo vegetal e ainda mais especifico, apenas para uso nas madeixas.
Sabemos que essa questão ainda alcança muitas de vocês, por essa razão, entrevistamos o nosso Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Gustavo Boaventura, que descreveu detalhadamente cada diferença.
CAPILAR X COMUM
Os óleos específicos para uso capilar foram desenvolvidos com misturas em proporções ideais para os cabelos, com o objetivo de entregar um resultado mais completo para todos os tipos de curvatura.
“Os óleos específicos foram testados e aprovados, atendendo às normas da Anvisa para produtos com finalidade capilar, enquanto os vegetais comuns encontrados no supermercado, por exemplo, são produtos alimentícios e devem ser usados exclusivamente na alimentação.
Além disso, cada óleo tem uma composição específica de muitos componentes. Então um óleo vegetal comum tem uma composição única, enquanto um específico para fios possui diferentes óleos vegetais, formando o famoso blend, feito em proporções ideais para entregar a melhor composição final de vitaminas e outros nutrientes. Entregando muito mais resultado do que o uso de cada óleo puro. ” – Reforçou o gerente Gustavo Boaventura.
Entendeu? A composição deve ser preparada para uso capilar, visto que assim as gorduras boas e naturais matém o bem-estar dos cabelos com mais brilho, força, mais maciez, definição e maleabilidade.
A gente já deixou aqui no blog 5 opções de óleos para nossas crespíssimas, mas como no Beleza abraçamos todas as curvaturas, vamos citar aqui opções para todas!
- ÓLEO DE COCO: Esse é um famosinho! O óleo de coco é popular quando o assunto é saúde, por ser capaz de reter a oleosidade boa do cabelo e também trazer muitos nutrientes para as mechas. Como fortalecer os fios, repondo sua umidade e resistência. Contando com vitamina K e E, proteínas e bastante ferro. Ele é especialmente poderoso, penetrando profundamente nos fios;
- ÓLEO DE ALGODÃO: Feito do extrato da semente de uma planta, este óleo possui ação antioxidante, ou seja, protege os fios de radicais livres como a poluição. Promove limpeza profunda, fortalece as madeixas e ainda entrega uma super-hidratação. Seus principais nutrientes são vitamina E, Ômega 6 e Ômega 3;
- ÓLEO DE SOJA: Outro óleo que viralizou nas redes sociais foi o de soja pela sua proteção a estrutura capilar. Vale ressaltar que não estamos falando do de cozinha e sim do formulado para cuidados capilares! Também ajuda no rejuvenescimento e fortalecimento de fios novos. Com vitamina E e K, além de Ômega 3. Acha que acabou? Trouxemos mais opções para arrasarmos com nossos cachos e crespos;
- ÓLEO DE ARGAN: Esse também é conhecidíssimo no mundo dos produtos de cabelo, o argan além de ter um cheirinho delicioso é fundamental para manter os cabelos bem nutridos por conta da sua riqueza em estímulos que auxiliam na produção de oleosidade e no crescimento dos fios. As vitaminas são A e D;
- ÓLEO DE OLIVA: É difícil de acreditar, mas o óleo de oliva também pode ser formulado para fins capilares! Também tem antioxidantes e nutrientes auxiliadores da perda de umidade. Possui vitaminas K, A e E. São particularmente importantes, porque não permitem que o fio fique com aspecto super ressecado;
- ÓLEO DE GIRASSOL: Ideal para quem está buscando zerar o excesso de frizz do cabelo. O óleo extraído da semente de girassol é super nutritivo e deixa o cabelo incrível no que diz respeito a brilho e maciez. Além disso, seus nutrientes garantem uma camada protetora contra o sol e o cloro, tornando esse o óleo ideal para o verão, incluindo as vitaminas E e C;
- ÓLEO DE RÍCINO: Também chamado de óleo de mamona, bom demais para promover a limpeza dos fios e ajudar no crescimento. Para quem tem problemas com caspa, o óleo de rícino é uma escolha certeira. Segue a listinha de nutrícios é: Vitamina E, ômega 6 e ômega 9
São tantas opções que para não se perder você pode optar pela preferência dos seus fios. Agora, falando em modos de uso, confere os passos para uma umectação bombástica.
MODOS DE USO
Já escolheu o seu óleo do coração? Maravilha! Então está na hora de aprender a fazer a sua umectação direitinho.
Lembra que comentamos sobre funcionalidade dos óleos no começo? Então, também existe essa utilidade nos processos, você pode optar por fazer uma umectação profissional, noturna, com a técnica popular UCPE e até de forma caseira! Preparadas?
COMUM
Uma dica importante antes de começar: Não lave o cabelo antes de umectar. Já que depois você vai ter que lavar de qualquer forma, ok?
A primeira coisa que você vai fazer é separar o seu cabelo seco em mechas, para deixar a aplicação mais fácil. Não precisam ser muito fininhas, mas você precisa ser capaz de manuseá-las. Em seguida, aplique o óleo nos seus cachinhos e crespíssimos – se não gostar da sensação oleosa nas mãos, pode usar uma luva.
De preferência, não aplique óleo na raiz, só se ela for muito ressecada. Mesmo assim, use só um pouquinho. O que você pode fazer é massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, para ativar a circulação e potencializar o efeito.
Prenda os cabelos e deixe agir por no mínimo 30 minutos. Se estiverem muito ressecados e você não tiver compromissos, pode aumentar esse tempo. Duas horas é o tempo ideal para que o óleo realmente penetre e faça o efeito que deve em seu cabelo.
Aqui vai da sua escolha o óleo e se você quer uma sugestão para nutrição intensa temos um produto que age por 7 preciosos! Seus cabelos estão secos, sem brilho e com muito frizz? O segredo é voltar às raízes!
O Óleo de Umectação Explosão de Óleos Africanos conta com ativos da África. Além dos já conhecidos e queridinhos óleos, novos chegam para enriquecer nossos fios, entregando mais performance da raiz às pontas.
Com origem certificada e 100% natural e vegano. Para cachos e crespos com brilho incrível e muito macios.
Para finalizar, ao retirar o óleo, é só lavar o cabelo do jeito que você está acostumada. Caso você esteja com medo de ter problemas na retirada do óleo e ficar com o cabelo muito pesado, tem uma técnica que pode ajudar você, se liga!
UCPE
Em termos bem práticos, o UCPE é um método de umectação voltado especialmente para quem tem dificuldade em retirar o óleo dos fios. Se esse é o caso, fique tranquila, pois não é só você. Ao contrário, isso é bem comum!
Vem entender o que significam cada uma dessas letrinhas! Basicamente, elas são uma série de passos pensados para ajudar você a ficar com o cabelo limpinho.
Com a sigla fica mais fácil de você não esquecer:
U – O U é de ‘umectar’. Ou seja, nada mais é do que o próprio processo que a gente já explicou para você.
C – O C é de ‘condicionar’ e para esta etapa existem duas opções:
Para você que curte uma rotina liberada – isso é sem silicone – as máscaras de tratamento da linha bn.BIO e bn.PRO são excelentes e possuem uma ação ultra condicionante.
Agora caso não, pode mergulhar nos condicionadores do Beleza. Como o Condicionador Explosão de Óleos Africanos, por exemplo.
Você vai aplicar nos cabelos ainda cheios de óleo, massageando da raiz até as pontas.
P – agora vem o ‘pausar’. Deixe o condicionador agir no seu cabelo por um período de 20 a 30 minutos. Se estiver com pressa, pode ser menos, mas a pausa é essencial para o UCPE dar certo.
E – só falta a última letra, que é ‘enxaguar’. Com bastante cuidado para retirar todo o óleo e condicionador. Não custa lembrar que é melhor usar água fria e que você tem que passar os dedos pelos fios delicadamente para garantir que não tem acúmulo de produto.
Terminou de tirar o produto dos seus cachos? Agora você pode lavar seu cabelo como de costume. Viu como é fácil?
NOTURNA
Se você estava preocupada em não ter tempo para fazer a nutrição durante o dia, a umectação noturna veio para te salvar!
Aqui aplicamos o óleo antes de dormir, tendo o benefício de deixar ela agir por mais tempo, com a condição de lavar as madeixas logo pela manhã. Então, se você no dia seguinte acorda bem cedinho para compromissos importantes, talvez seja melhor fazer a umectação ao voltar.
Entretanto, para as que gostam de tomar um banho cedo e sair energizadas, pode unir o útil ao agradável!
A aplicação e o tipo de óleo usado na noturna não é diferente do usado na normal. A única diferença é o tempo que o produto vai agir no seu cabelo. Justamente por agir por mais tempo é legal tirar o excesso antes de prender. Sem esfregar, mana! Porque essa fricção traz mais frizz as cacheadas e crespas. Aperte de leve apenas.
No dia seguinte, como dissemos, direto para a água, lavando normalmente com água fria, quente jamais. A água quente tira o óleo do cabelo, e acaba por eliminar todo trabalho duro que você teve para deixá-lo mais nutrido, sem contar que ela também pode ressecar nosso fio, certo?
UMECTAÇÃO PROFISSIONAL
Sabe aquele dia em que acordamos sentindo que merecemos um mimo, que não queremos perder tempo umectando os fios pela manhã ou dormindo com eles presos à noite? Se quer ainda mais praticidade que o tratamento caseiro, nossa umectação termoativada é para você!
Optando por fazê-la em nossos institutos de sua preferência, em 40 minutos você obtém os mesmos benefícios que as outras proporcionam, sem sujar nada e o melhor, com direito a massagem capilar indiana, que chique hein?!
Com óleos 100% vegetais de uso capilar e liberados o tratamento é potencializado com um blend de óleos aquecidos, garantindo uma nutrição intensa da raiz às pontas sendo ideal para aquele efeito xô frizz.
Agendando seu horário você escolhe qual óleo da linha bn.BIO é o melhor para atingir seu objetivo: Nutri Brilho – ideal para hidratação + ultra brilho – ou Nutri Força – para crescimento e resistência dos fios.
FREQUÊNCIA DA UMECTAÇÃO
Antes de tudo, a real é que não existe uma resposta padrão obrigatória, pois cada uma tem um cabelo e consequentemente uma necessidade. Mas, para trazer uma maior precisão para vocês, a nossa coordenadora do Centro de Desenvolvimento Técnico, Daiane Oliveira veio explicar tudinho!
“Ela pode ser feita a cada 15 dias ou em casos de maiores necessidades 1 vez na semana. Tem pessoas que fazem até 2 vezes.
O único ponto de atenção é a higienização e cuidado com o couro cabeludo. O excesso de óleo pode causar inflamação, desencadeando a queda. ” – Finalizou Daiane.
Portanto, o melhor a se fazer é dar atenção e observar ao aspecto do seu fio:
Se sentir que ele começou a pesar e a raiz está ficando oleosa, talvez seja melhor diminuir a frequência. Porém, se fazer desta forma não te traz os resultados desejados você pode aumentar.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre umectação? Então, fique ligada pois aqui sempre postamos dicas e novidades do mundo dos cachinhos!