Loja Online Agendar

Queda x quebra: como diferenciar e tratar

Postado em: 10/05/2022

Queda e quebra como diferenciar e tratar Blog Beleza Natural

A queda e quebra dos fios são um dos maiores desafios para quem busca manter os cabelos saudáveis. Apesar dos cuidados diários, até mesmo seguindo um cronograma capilar bem regrado, é possível acontecer contratempos que possam ocasionar um desses dois probleminhas. Mas, calma! Primeiramente, é preciso identificar o que de fato está se passando. Você sabe diferenciar queda e quebra? Vamos explicar!

É bem comum surgir uma certa dificuldade na hora de diferenciar esses dois. Mas, sabendo identificar corretamente, fica muito mais fácil otimizar os cuidados, com tratamento mais específicos para cada um deles, e agilizar o processo de recuperação dos cachos e crespos.

Vale lembrar que os nossos fios precisam estar sempre hidratados e nutridos para garantir uma boa saúde capilar. Por isso, é muito importante estar sempre ligada aos sinais que o seu cabelo pode dar. Nós conhecemos nosso próprio cabelo como ninguém, então se apegue a isso! Vamos às dicas.

Tudo começa pela saúde do cabelo

Antes mesmo de mencionar quais são as diferenças entre queda e quebra, é fundamental que você saiba que todos esses detalhes estão relacionados com a saúde do seu cabelo. Para isso, não basta apenas estar com o cabelo bonito, é importante que os fios estejam hidratados e com vida, da raiz até as pontas.

O que ocorre, em grande parte dos casos, é que não devolvemos ao fio o que ele está de fato precisando. Ou seja, aplicamos o mesmo produto com mais frequência do que deveria, ou produtos diferentes mas que entrariam na mesma etapa do cronograma capilar. Assim, cria-se um desequilíbrio, e o cabelo começa a apresentar uma deficiência dos nutrientes que não estão sendo repostos. E, a longo prazo, essa deficiência pode vir a se tornar uma queda ou quebra.

Por isso, identificar quais são as deficiências e pensar nos mecanismos corretos para inibir cada uma delas é a melhor estratégia para alcançar aquele resultado dos sonhos! Não é só “hidratar do cabelo”, belezete. É importante usar o produto certo, no momento certo!

O que é quebra?

O primeiro ponto que vale a pena ser explicado é o significado de quebra. Afinal, todas nós já falamos, pelo menos uma vez, que o nosso cabelo estava quebrado e sem vida, não é mesmo?

A quebra é caracterizada pela perda de pedaços dos fios, que podem ficar mais visíveis após desembaraçar o cabelo, ao soltar de um penteado, até mesmo no chão com o passar dos dias. Importante lembrar que quebra corresponde apenas à partes dos fios, ok? Está diretamente ligado ao comprimento desse cabelo, não à raiz.

Os motivos que causam esse problema podem variar de pessoa para pessoa, não existe regra. Mas, na maioria dos casos, o episódio está relacionado à falta de manutenção, excesso de procedimentos químicos ou até mesmo ao uso incorreto dos produtos.

Por isso, é muito importante ter um acompanhamento profissional para os cuidados com os fios, para um melhor direcionamento sobre o que e quando usar cada tipo de produto e tratamento. Além disso, buscar se aprofundar um pouco mais no assunto e entender mais sobre o seu próprio cabelo! Aqui no blog temos várias matérias, com dicas maravilhosas, que podem te ajudar muito. Não deixe de conferir!

O que é queda?

Aqui o foco está na queda do cabelo! É muito comum acompanhar as reclamações, principalmente após o banho ou enquanto penteamos o cabelo, sobre um excesso de fios se soltando.

Ao contrário do que muitos pensam, a queda precisa existir! Em quantidades corretas, demonstra a saúde dos fios. Essa troca é super natural, não precisa se preocupar! Mas, quando perceber que a quantidade está acima do que de costume, comece a se atentar.

Diferente da quebra, a queda não está exclusivamente ligada aos cuidados externos. Aqui, nós temos um reflexo sobre nossa saúde! Você bebe água o suficiente? Tem boas noites de sono? Come legumes e verduras regularmente? Acredite, a saúde do nosso cabelo está muito além da beleza física.

Então, se reparar que os fios que estão se soltando apresentam o bulbo capilar (uma pequena bolinha na ponta do fio), também conhecido como a raiz do cabelo, pode ser considerado uma queda. Fique ligadinha nos seus hábitos diários, na sua saúde e na alimentação. Fatores emocionais também devem ser investigados, viu? O aumento de estresse e ansiedade também podem vir a intensificar a queda.

Os cuidados são indispensáveis, belezete! O cronograma capilar é incrível e ajuda demais, mas nada como um bom check-up no médico também. Não deixe de fazer seus exames e procurar um acompanhamento com um profissional de saúde. Pode ter certeza que os cabelos ficam ainda mais bonitos e fortes com a sua saúde em dia. Cuide-se!

Como tratar a queda

Como mencionamos no início, a queda de cabelo pode estar relacionada com diversos problemas, incluindo deficiências de vitaminas no organismo e até mesmo o uso de produtos que não são recomendados para o seu estilo de cabelo ou de fio.

O nosso couro cabeludo é responsável por manter todas as mechas, nutrindo e enviando as vitaminas necessárias. Portanto, qualquer problema nessa região já pode ser o suficiente para intensificar a queda!

O ato de massagear a cabeça durante a lavagem, por exemplo, é um ótimo método para cuidar da saúde do seu couro cabeludo. Isso ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que é excelente para um bom crescimento capilar. Fica a dica!

Mas, não é só isso! Para te ajudar a amenizar essa queda, vamos listar algumas dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Confira:

Faça massagens com óleos

Os óleos podem ser bons aliados de quem está passando por esse momento e deseja voltar a ter um cabelo saudável.
Uma dica é adquirir esses produtos e sempre optar por uma massagem no couro cabeludo! Na hora de escolher, opte por ativos que fortalecem os fios, como o Óleo de Umectação Nutri Força. Nele, você encontra óleo de rícino, gergelim e oliva, super indicados para o crescimento saudável.

Alimentação e hábitos saudáveis

Boa alimentação não diz respeito só a aparência física ou peso, viu? Tudo o que consumimos será um diferencial para dizer como será a nossa saúde e todos os nutrientes que nosso organismo será capaz de disponibilizar.

Por isso, busque sempre manter uma alimentação balanceada. Frutas, legumes e verduras são seus maiores aliados, não esqueça deles! Além de, claro, MUITA água. Se possível, busque se exercitar e tirar um tempinho para o seu corpo, belezete. E, assim como cuidar das madeixas, esses são alguns atos de autocuidado importantíssimos para o seu bem-estar.

Escolha os produtos ideais

Esse é outro ponto muito importante e que não pode ser deixado de lado: a escolha dos produtos para o seu tipo de cabelo.

Na hora de adquirir seus produtinhos, fique atenta ao tipo de curvatura que eles são indicados, em qual etapa de tratamento eles se encaixam, até mesmo os ativos que eles podem te oferecer!

Evite o estresse

Evitar o estresse é uma missão quase impossível, né, belezete? Mas, brincadeira à parte, é muito importante se atentar a esse detalhe tão comum no nosso dia a dia.

Além de ser prejudicial para a sua qualidade de vida e até mesmo para o relacionamento das pessoas que estão próximas de você, muitas mulheres relatam um aumento da queda nos períodos de dificuldades ou até mesmo de estresse.

Portanto, nunca deixe de relaxar e de fazer atividades que possam contribuir com o seu bem-estar. Lembre-se de que a saúde é um dos bens mais preciosos que temos!

Como tratar a quebra

Se o seu caso está relacionado com a quebra de cabelo, não entre em pânico! Existem várias formas de reverter essa situação.

Para começar, é importante fazer uma análise dos últimos procedimentos que foram realizados e de todos os produtos que foram aplicados no cabelo. Tente pensar na sua rotina de cuidado de forma geral, desde a forma de desembaraçar até os produtos que estão sendo aplicados. Isso pode ser bem esclarecedor!

Além disso, consultar um profissional também pode fazer a diferença. No Beleza Natural, nossas colaboradoras realizam o que chamamos de avaliação capilar, no qual ela analisa o cabelo de cada cliente e indica os produtos e serviços voltados para cada necessidade. Incrível, né? É uma ótima opção para quem está começando.

Assim, fazer essa retrospectiva dos itens que foram utilizados, dos processos feitos e da sua rotina de cuidado com os fios é o primeiro passo para conseguir iniciar um tratamento duradouro com as pontas, restaurando a beleza e a saúde do cabelo.

Existem outras dicas que fazem a diferença nesse processo. Confira:

Vá devagar com fontes de calor

O secador é um queridinho das crespas e cacheadas, isso é um fato. Seja pela pressa do dia a dia ou pelo desejo de dar aquele volume, muitas acabam utilizando esse item quase diariamente, sem perceber os danos para o cabelo.

Isso porque o ar quente e até mesmo a temperatura alta podem contribuir com o ressecamento, tirando aquela sensação de brilho e de maciez que o cabelo deve ter.

Tenha em mente que essas soluções foram criadas para facilitar o seu dia a dia, mas que não precisam estar sempre na sua rotina. Use com menos frequência!

Faça bons tratamentos

Você já deve conhecer a importância de uma boa hidratação, não é mesmo? Porém, é válido lembrar que esse é um daqueles procedimentos que não deve ser feito apenas no salão, mas também na sua casa.

Tenha o hábito de sempre utilizar uma máscara para deixar os fios com vida. Uma boa técnica é sempre deixar o frasco perto do xampu, assim você não se esquece de passar.

Sempre que estiver com tempo, é importante passar uma máscara com duração maior e que pode ser deixada por mais tempo no cabelo. Essa é uma forma de ir cuidando dos fios aos poucos, sempre com paciência e produtos que são indicados para o seu tipo de cabelo.

Tenha uma touca ou fronha de cetim

Outro fator que pode contribuir bastante é o uso de uma touca, ou até mesmo de uma fronha de cetim. Essa moda tem sido cada vez mais comum, e aquelas que utilizam não abandonam esse adereço por nada!

Ela protege contra o frizz, além de conservar a umidade e a oleosidade natural dos fios. Para saber mais sobre os benefícios, confira nossa matéria completa sobre touca de cetim.

Atenção ao desembaraçar

Nem sempre estamos com toda paciência do mundo para finalizar o cabelo, né, belezete? Isso acontece, e faz parte. Mas, mesmo que na pressa ou de forma mais rápida, é preciso ter bastante cuidado para preservar a saúde do seu cabelo.

Lembre-se que o processo sempre deve ser feito de baixo para cima, das pontas para a raiz, e preferencialmente com a ajuda de um creme de pentear ou máscara de tratamento. Dessa forma, os produtos promovem uma maior emoliência, o que ajuda para desfazer nós e alinhar os fios.

Detalhe importante, que também deve ser priorizado, é a escolha do pente ou da escova para essa etapa. O ideal é que esse objeto seja indicado para o desembaraço, como a escova polvo desembaraçante.

Gostaram das dicas? Essas são algumas formas de tratar a queda e quebra dos fios. Mas, em caso de dúvidas, não deixe de ir ao instituto mais próximo para conversar com uma de nossas colaboradoras! Deixe aqui nos comentários o que vocês querem ver mais por aqui.

últimos posts do blog

Cuidados Pós Coloração: Como manter as curvaturas saudáveis?
Ler mais
Penteados para day after: Confira como estilizar suas curvaturas com praticidade
Ler mais
Projeto Cabelão: Saiba quais cuidados podem contribuir para o crescimento das curvaturas
Ler mais
Cuidados no Verão: Confira as dicas da Jublack para cuidar das curvaturas na estação
Ler mais
Curvaturas e o Clima: Saiba como preservar suas curvaturas com as trocas de temperatura
Ler mais
Queratina: Como ela pode ser aliada dos cabelos 2ABC, 3ABC e 4ABC?
Ler mais