Você já tentou solucionar o motivo de não alcançar uma Definição Capilar duradoura e falhou? Se sim, chegou o seu momento! Hoje vamos te mostrar um guia onde revelaremos algumas dicas para cacheadas, crespas e onduladas definirem os fios com maior facilidade.
Aqui não falaremos apenas de finalização, mas também explicaremos outras questões que estão diretamente associadas à como utilizar seu tipo de curvatura ao seu favor. Então, se prepara para dar uma turbinada na sua rotina capilar e descobrir o caminho para a definição prolongada, vem com a gente!
FATORES QUE INFLUENCIAM
Existem muitos fatores que podem impactar na definição capilar, tantos que em algum momento podemos nos perder e pensar que basta trocar de finalizador para resolver tudo. A verdade é que isso, pode até ajudar em alguns casos, mas nem sempre garante uma solução definitiva te fazendo voltar a estaca zero. Pois é belezete, você não está sozinha nessa!
Acontece que definição vai além da aplicação de um creme de pentear. Então, para que possamos alcançar o resultado desejado, antes precisamos pensar: nos tipos de curvatura, na saúde da estrutura capilar, nos tipos de corte e na variedade de textura existentes de um finalizador.
Ainda tem spoiler: no final a gente também indica alguns finalizadores variados! Vamos lá:
TIPOS DE CURVATURA
Que existem vários tipos de fios, apesar de ser um ponto importante, não é novidade. Tanto que temos uma matéria que fala somente sobre as variedades de curvaturas aqui no blog.
Entretanto, às vezes não temos 100% de certeza sobre a qual tipo nossas madeixas fazem parte e vamos te explicar o motivo.
A virada de chave está em compreender que não possuímos somente 1 tipo de curvatura. Logo, existem áreas dos nossos cabelos que terão necessidades diferentes. Partes mais porosas, ou mais oleosas, com muito ou pouco fator encolhimento e por aí vai.
Por fim, sempre se fará necessário o autoconhecimento. Toque seus cabelos, dê atenção para eles que assim você perceberá suas principais características. Caso sinta dificuldade, estamos aqui para te ajudar sempre, então confere essa lista com as características mais comuns de um fio cacheado, crespo e ondulado:
ONDULADOS (2A à 2C)
- Geralmente são mais pesados e possuem menos volume;
- Desembaraçam com um pouco mais de facilidade;
- Algum são mais oleosos;
- Tem dificuldade em segurar uma finalização por mais dias;
CACHEADOS (3A à 4A)
- Alguns formam um “S” na curvatura, parecendo molas;
- Geralmente aguentam mais dias de finalização com facilidade;
- Tendem ao frizz, ou fios arrepiados;
- Seu fator encolhimento é nítido;
CRESPOS (4B E 4C)
- Possuem bastante volume;
- São mais sensíveis e finos;
- Com maior dificuldade em distribuir a oleosidade para o comprimento e pontas;
- Alguns formam um “Z” na curvatura;
Outro ponto que sempre temos que ressaltar é: Fuja da ditadura dos cachos! Já passamos deste tempo e sabemos o quão doloroso ele foi para cada uma de nós. Entenda que você pode almejar uma maior definição, mas nada é impecável. Todos os cabelos terão sua beleza e singularidade! 😊
SAÚDE DA ESTRUTURA CAPILAR
Sem um cabelo com os nutrientes e umidade em dia nada é possível, né? Além do mais, isso não envolve somente um cronograma capilar, como também nos hábitos que você tem entre uma lavagem e outra. Por isso, aqui estão alguns comportamentos que podem estar dificultando sua definição:
- Penteados com os fios muito esticados: Todo mundo ama um penteadinho de vez em quando, todavia não podemos exagerar na hora de prender ou pentear os fios. No famoso afropuff, por exemplo, se utilizarmos escovas com cerdas muito finas para puxar o cabelo e uma xuxinha apertada dando muitas voltas, podemos ocasionar no efeito contrário. Deixando o fio esticado e até frágil, facilitando a falta de definição como também, a queda por tração.
O correto é utilizar um pente com dentes mais largos e não puxar o cabelo com intensidade na hora de prender. O mesmo serve para a xuxinha, se necessário utilize uma de tamanho menor para dar menos voltas.
- Uso frequente de secador: Como tudo em excesso faz mal as fontes de calor em contato com os fios frequentemente podem danificar a estrutura do cabelo. Como consequência, quando esticado ele pode não retornar com tanta facilidade ao seu estado natural, impactando diretamente no ato de definir.
Por isso, se você gosta de variar no visual sempre, o certo seria optar por formas alternativas, sem fontes de calor como penteados com trança. E nunca use a chapinha, pois ela pode fazer um alisamento mecânico do seu fio!!
- Acúmulo de processos químicos: Você que é belezete e já visitou nossos institutos para realizar algum serviço, sabe o quanto nós reforçamos o espaçamento entre uma aplicação de química e outra para a saúde da sua fibra capilar. A avaliação gratuita que realizamos em nossas unidades, tem exatamente o objetivo de entender o seu desejo, analisar a sua saúde capilar e indicar o melhor tratamento para aquele momento.
Entendeu como a definição deriva dos cuidados tomados no dia a dia? Agora vamos falar sobre um outro cuidado muito importante que envolve a famosa vitamina T, de tesoura!
O CORTE
Cabelo cresce e não só isso, como também pesa! Agora, você sabia que esse peso se adapta a cada curvatura e pode tanto te ajudar como te prejudicar quando o assunto é definição?
Como dissemos no início, as vezes só trocar o finalizador não soluciona tudo e quando seu corte não está em dia ou simplesmente não favorece a definição da sua curvatura a saída é a tesoura. Como cada cabelo tem uma curvatura e característica única, de nada adianta sugerir aqui um único corte. Maaaaaaaas, podemos falar sobre um artificio que abraça todas as curvaturas quando o assunto é texturas diferentes de cabelo: As camadas!
Sendo 2ABC, 3ABC, 4ABC, do time do volumão ao do volume controlado, para quem não quer perder tanto o comprimento e até para as desapegadas que topam tudo, inclusive um curtinho as camadas são melhores amigas da estrutura capilar com curvatura porque conseguem se ajustar as necessidades do seu fio – com camadas mais altas até o topo da cabeça ou com as mais baixas que se estruturam sem subir tanto, por exemplo – e ainda assim trazer a definição e leveza que ele precisa.
Uma outra questão é: para quem fica na dúvida se cortar só as pontinhas adianta. A resposta é que dependendo da saúde do seu fio pode funcionar sim, pois estimula o cabelo a definir além de ajudá-lo a crescer com um intervalo de tempo menor.
Ficou com aquela vontade de cortar suas madeixas para garantir aquela definição? Fique sabendo que aqui no nosso site temos o book exclusivo de cortes com mais de 30 modelos para escolher! Quando fizer isso, pode aproveitar para já ver o Instituto mais pertinho e nos fazer uma visita, já que o serviço de corte nem precisa agendar! Amou? Então bora para mais…
TEXTURA DO FINALIZADOR
Seguindo o raciocínio de que o cabelo por si só já pesa, dependendo do tipo de finalizador usado isso pode se intensificar, de modo a perder sua definição. Sendo assim temos que ter em mente que para cada tipo de curvatura podemos utilizar texturas de finalizadores diferentes para alcançar uma finalização com maior durabilidade e definição. A nossa especialista Daianne Oliveira, coordenadora do Centro Técnico de Desenvolvimento do Beleza Natura, trouxe as diferenças de cada textura e vai associá-las a um produto do Beleza para que não fique nenhuma dúvida, preparadas?
-
Gelatina: “A gelatina é muito usado na ativação do cabelo então abrange todas as curvaturas a sustentar uma definição por mais tempo. Além de combater o frizz e reduzir o volume a gelatina auxilia também na porosidade das madeixas. Porém fios mais ressecados devem revezar, reduzir a quantidade e escolher opções mais leves podem auxiliar, já que a mesma controla um pouco da umidade e oleosidade. Na linha bn.Explosão temos a Gelatina Linhaça Dourada que é mais leve. Já na linha bn.Cachos temos o nosso potente potinho verde de 500g.” – Explicou Dai.
-
Creme: “Com uma textura mais densa e hidratante é o mais conhecido por todas nós, mas nem sempre é a melhor alternativa. Em fios ondulados, por exemplo pode deixá-los pesados, com perda de definição e bastante oleosos – já que a oleosidade destes fios é distribuída com mais facilidade. Temos milhares de opções de cremes na parte de finalizadores, desde opções mais consistentes da linha bn.Explosão até opções mais leves como o Levíssimos que é um diferencial pensado justamente para atender fios que precisam de finalizadores mais leves. ” Disse a especialista.
-
Ativador de Cachos: “Como o próprio nome diz, ele é um finalizador que ativa a “memória cacheada” da curvatura, estimulando a intensificar seu formato. O mesmo garante mais definição aos cabelos cacheados e ondulados, os mantendo hidratados e bem tratados. Aqui também temos duas linhas de ativadores para indicar. Na linha bn.CACHOS temos os ativadores Cachos Soltos e Cachos Intensos. Todos têm um cheiro maravilhoso e cumprem no quesito definição, vai que é sucesso.” – Falou a nossa coordenadora do CDT.
-
Seiva: “Ela tem uma textura mais homogênea a liquida, traz um fácil desembaraço aos fios e promove uma alta definição sem deixar aquela falsa caspa. A seiva também pode ser usada para revitalização no day after, já que aqui temos brilho e movimento garantidos. Temos uma Seiva de Finalização da linha bn.CACHOS que traz uma proposta super inovadora e versátil. O produto pode ser combinado com um dos finalizadores, aplicado sozinho nos cabelos úmidos ou secos.” – Contou a cabeleireira especialista.
-
Óleo: “É uma opção que auxilia na leveza, brilho, acabamento e ressecamento das pontas. Por isso, na maioria das aplicações ele está acompanhado com outro finalizador de sua preferência – seja creme, ativador ou gelatina – ajuda também a intensificar a hidratação e a diminuir o frizz. Logo, é utilizado em fios mais frágeis que encontram dificuldade em distribuir sua oleosidade natural, como os crespos. Por último mais não menos importante, indico o nosso tradicional Complexo Reparador de Pontas. Ele é ideal para quem quer brilho, antifrizz e maciez. Basta aplicar nas pontas dos cabelos úmidos ou secos para obter um resultado incrível! ” – Finalizou Daianne.
E ficamos por aqui com mais uma matéria babadeira! Um beijo e até a próxima 😊